Relações entre workspaces

Flexbundle abstraí e simplifica as principais funcionalidades de uma base de dados relacional. Numa base de dados relacional os dados são organizados em tabelas onde as colunas representam atributos e cada linha representa um registo.

Como numa base de dados relacional, Flexbundle os dados são organizados em workspaces onde os campos representam propriedades e cada objecto representa um registo.

Como numa base de dados relacional, podemos definir relações entre objectos através da criação de um campos num workspace que referencia objectos em outro workspace. A ligação entre os workspaces é efetuada a partir do identificador único gerado pelo Flexbundle.

A relação acima expressa o seguinte:

  • Um jogador pertence a uma equipa; e

  • Uma equipa pode possuir um ou mais jogadores.

Numa base de dados relacional, para consultar informações sobre relações entre tabelas é necessário escrever queries SQL utilizando operações JOIN. No Flexbundle, após configuração das relações, todo esse processo é efetuado automaticamente.

Como referenciar um workspace?

Os campos link e referência para um workspace permite criar relações entre workspaces.

1 - Opção de selecção do workspace a referenciar.

2 - Campos passíveis de referenciação. Dentro desta lista, deve-se seleccionar os campos a referenciar.

3 - Campos referenciados.

4 - Opção de adição dos campos seleccionados para referenciação.

5 - Opção de remoção dos campos referenciados quando seleccionados.

Links para workspaces efetuam um snapshot do objecto aquando da relação, ou seja, caso o objecto relacionado seja alterado, não alterará os dados no campo referenciado. Por outro lado, para a mesma situação, as referências para um workspace são automaticamente actualizados com a nova informação.

Hierarquia de workspaces

Flexbundle permite a criação de hierarquia nos workspaces, ou seja, é possível criar um workspace (filho) que herda campos e permissões de um outro workspace (pai). Esta opção pode ser encontrada na página "Configurações" -> "Workspaces".

Hierarquia de workspaces é bastante útil para situações em que é necessário separar informações por região ou departamento. Por exemplo, separar as oportunidades de venda por região sendo que, os comercias de uma região não conseguem ver/interagir com as oportunidades de uma outra região.

Não é permitido a configuração de campos nos workspaces filhos e, também, estes não herdam as configurações de workflow do pai.

Last updated