Configuração de campos
Last updated
Last updated
Flexbundle suporta uma variedade de campos que permitem a definição de estruturas de dados a armazenar em um workspace.
Dependendo do tipo de campo, são apresentados um conjunto de opções de configuração que permitem personalizar o seu comportamento.
1 - Nome do campo.
2 - Tipo de campo.
3 - Opção de definição da obrigatoriedade (ou não) de preenchimento.
4 - Opção de definição da proibição (ou não) de existência de valores duplicados para o campo. Esta propriedade só pode ser especificada aquando da criação do campo.
5 - Aba onde se pode definir um texto de ajuda para auxiliar os utilizadores aquando do preenchimento do campo.
6 - Aba onde se pode definir um valor por defeito para o campo.
7 - Aba onde se pode definir restrições nos valores que o campo pode aceitar. Mínimos, máximos e expressões regulares podem ser especificadas para o efeito.
8 - Opção para persistir as alterações efetuadas.
De salientar que, dependendo do tipo de campo, algumas opções de configuração podem não ser disponibilizadas.
Flexbundle possui dezenas de campos que podem ser utilizados para a configuração do workspace. Segue uma breve descrição de cada um.
Campos do tipo texto armazenam texto simples numa única linha, como por exemplo, nomes, localização ou descrições rápidas.
Áreas de texto armazenam texto que contém vários parágrafos, como por exemplo, observações, descrição ou notas mais longas.
Campos do tipo número servem para armazenar inteiros ou decimais. Números podem ser agregados como resumo no layout tabela permitindo um rápido consumo de informações como soma, média, mínimo e máximo.
Campos do tipo data servem para armazenar datas e, caso necessário, horas. Campos do tipo data são necessários para a apresentação do layout calendário.
Campo do tipo lista permite a escolha de um único valor de entre uma lista de opções. Para além das etapas do workflow, campos do tipo lista podem ser utilizador para a apresentação do layout kaban.
Campos do tipo checkbox aceitam 2 valores: verdadeiro ou falso. É possível a definição de icons e cores para a representação deste campo.
Campo do tipo status permite a escolha de um único valor de entre uma lista de opções. Caracteriza-se pela possibilidade de definição de cores para expressar as opções da lista. Para além das etapas do workflow, campos do tipo status podem ser utilizador para a apresentação do layout kaban.
Campo do tipo arquivo permite o anexo de um ficheiro. Útil quando for necessário exigir o anexo de um determinado tipo de arquivo (por exemplo, evidência de trabalho, recibos).
Campo de escolha de um colaborador da lista dos utilizadores da organização.
Campos do tipo formula permite o armazenamento de valores dinâmicos calculados em tempo real de acordo com a sequência de valores, operadores, referências a campos e funções pré-definidas. Por exemplo, podemos configurar um campo formula que, dado os campos "preço" e "quantidade", calcula o total.
Campos do tipo link para workspace, permite referenciar objectos existentes em outro workspace. Por exemplo, em um workspace "Contratos" pretende-se referenciar um cliente cujos dados encontram-se armazenados no workspace "Clientes".
Campos do tipo referência para workspace, permite referenciar objectos existentes em outro workspace e, caso existam alterações nos dados referenciados, estes são automaticamente aplicados.
Campos do tipo rollup permite a agregação de valores existentes nos workspaces referenciados.
Este tipo de campo, gera automaticamente um número aquando da criação de um objecto. Útil para situações onde seja necessário a criação de um identificador único para cada objecto, por exemplo, ID do produto, número da fatura, número da ordem de serviço etc.
Campo gerado automaticamente pelo sistema e que indica qual o colaborador responsável pela criação do objecto.
Campo gerado automaticamente pelo sistema e que indica qual o colaborador responsável pela última modificação do objecto.
Campo gerado automaticamente pelo sistema e que indica qual a data de criação do objecto.
Campo gerado automaticamente pelo sistema e que indica qual a data da última modificação do objecto.
Campo gerado automaticamente pelo sistema e que indica qual o workspace a que o objecto pertence.
Campo gerado automaticamente pelo sistema e que indica qual o workspace pai do workspace a que o objecto pertence.
Campo gerado automaticamente pelo sistema e que indica qual o id do objecto no Flexbundle.