Terminologia
Last updated
Last updated
Essencialmente, Flexbundle representa uma base de dados relacional com uma camada de abstração baseada em metadados que determinam o comportamento de apps, workspaces, workflows, etc.
Uma app representa uma aplicação e é constituída por uma ou mais páginas. Uma página pode ser um workspace, um dashboard ou uma página externa (url). Por exemplo, uma app concebida para gerir projectos pode possuir as páginas projetos, tarefas e sumário de execução.
Similar a uma tabela numa base de dados relacional ou a uma folha de uma planilha Excel, um workspace representa um espaço onde são armazenados dados que possuem a mesma estrutura.
A estrutura de um workspace é definida por um conjunto de campos que descrevem os dados a armazenar. Por exemplo, o workspace "Projetos" pode possuir campos como nome, categoria, responsável, data de início e de fim.
À um workspace podem ser activadas/desactivadas as seguintes funcionalidades disponibilizadas out-of-the-box pelo Flexbundle:
Layouts - formas de visualização da informação (tabela, kanban, calendário);
Widgets - formas de interacção com os dados (tarefas, comentários, notas, etc);
Workflow - fluxo de trabalho padrão que os objectos deste workspace devem seguir. Por exemplo, o workspace "Projetos" deve seguir o fluxo: Por Iniciar -> A Decorrer -> Terminado.
Similar a uma linha/registo numa folha de uma planilha Excel, um objeto representa um item de um determinado workspace. Os dados de um item são definidos pelos campos especificados aquando da configuração do workspace. De acordo com as funcionalidades activadas para um determinado workspace, à um objecto podem ser armazenadas informações de contexto como comentários, anexos, tarefas ou notas.
No Flexbundle, uma tarefa representa uma pendência. Uma pendência pode ser uma etapa de um workflow de um determinado objecto atribuída ao utilizador ou, alternativamente, uma tarefa ad-hoc criada no contexto de um determinado objecto.
Dashboards representam painéis de controle visuais onde podem ser agrupadas indicadores de desempenho (KPIs). Dashboards facilitam a monitorização e acompanhamento de informações relevantes à um determinado objetivo ou processo.